sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cidadania

O que é ser cidadão para você?!
Sempre me deparo com pessoas que criam programas, eventos, projetos, oficinas...sobre cidadania e deveres sociais porém...Vejo nessas pessoas grande vontade de mudar o que acontece de errado hoje, unir as pessoas com um intúito legal, poder ajudar na sociedade.
Creio que pessoas que fazem isso, compreenderam o que é ser cidadão. Ser cidadão de si mesmo, ser "Cidadono" é ser conciente, saber o que é certo e errado e fazer apenas o certo, como por exemplo, saber onde pode estacionar o carro na rua e estacionar no lugar certo; saber que não pode furar o sinal vermelho e respeitar; respeitar opiniões de outras pessoas, ouvir e criar um espaço para debate, acrescentar ideias e opiniões.
Ser cidadão para mim tem a ver com ser uma pessoa que sabe de seus atos e os faz de maneira correta. Se existe 1 cidadão verdadeiro, ele encontra outro, e encontra outros, que se tornam muitos, se tornam todos, quando todos forem cidadãos de si próprio, o nosso dia a dia de Jundiaí e em todo o mundo poderá ser diferente. Boa reflexão!!!

Um comentário:

  1. Sempre tentei lutar por igualdade e justiça, enfim, pelos direitos da população. Só que eu estava sozinha e nunca conseguia resultados. Agora estou mto feliz porque tenho encontrado pessoas que pensam como eu e acredito que juntos teremos mais força para reivindicar o que é correto. Então, posso dizer que só agora estou vivendo a cidadania. Antes isso era apenas uma palavra, um conceito, uma utopia para mim. Hoje é realidade, graças à energia e esperança que me contagiaram (e que vieram de um menino, um adolescente diferente de todos os que já conheci).

    ResponderExcluir